terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Hóquei em patins

O hóquei em patins, ou hóquei sobre patins, é um desporto colectivo de interior, em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária.

O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. Neste desporto é utilizado o seguinte equipamento: Patins (compostos por quatro rodas cada patim, travão, chassis e bota), stick e bola. Como equipamento de protecção utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso dos guarda-redes ainda peitilho, cotoveleiras, protecção de coxa e mascara para a cabeça. A modalidade é derivada do hóquei em campo.

O Hóquei em patins tradicional foi a primeira modalidade da patinagem a conseguir o estatuto de desporto olímpico, algo que aconteceu em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona.


Praticada actualmente em cerca de trinta países, é muito apreciada em Portugal, Espanha (sobretudo Catalunha e Galiza), Itália e Argentina (Desporto-rei em San Juan e Mendoza).
O país com o maior número de títulos mundiais é Portugal, seguido pela Espanha. Em Portugal existem actualmente cerca de 150 clubes, com a modalidade de hóquei em patins no activo.
O hóquei em patins teve a sua criação em Inglaterra.

Sem comentários: