quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Natação Pura

A natação insere-se nos desportos aquáticos.
O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. Existe uma série de regulamentos acerca das competições da natação. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes:
crawl em competições oficiais a modalidade crawl não existe, tem o nome de "livres", podendo este tipo de modalidade ser competida com qualquer nado. Como o crawl é o estilo potencialmente mais rápido, os nadadores geralmente o escolhem.

Exitem quatro estilos, crawl, costas, bruços e mariposa.

Cada um destes estilos tem especificações quanto ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento de pernas e braços.

No estilo de crawl, por exemplo, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal no nível d´água; os braços saem da água em posição paralela ao corpo, sendo colocados para frente por cima da água, alternadamente (enquanto um é colocado para frente, o outro braço volta para trás por baixo d´água); as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.

No estilo de mariposa, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina e coloca os dois braços ao mesmo tempo para frente e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo.

No estilo de costas, o atleta fica com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina.
A piscina oficial de competições mede 50 metros em extensão. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A água deve estar a uma temperatura entre 25 ºC e 28 ºC nas competições.
No âmbito internacional, a natação competitiva é organizada pela FINA
(Fédération Internationale de Natation).
Em Portugal, a Federação competente é a FPN (Federação Portuguesa de Natação)

Sem comentários: